segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Níveis de realidade

Salve meus caros manolos! Dia desses eu assisti (mais uma vez) "scott pilgrim contra o mundo". Então eu fiquei pensando no conceito que temos de realidade e de como esse conceito é diferente em universos ficcionais. Após matar alguns neurônios cheguei a esta classificação que apresento agora. Se você é novo no mundo do RPG pode usar como guia para escolher um jogo que se encaixe mais com o seu perfil, se já sabe do que estou falando pode aproveitar as dicas de games filmes e séries; ou apenas se divertir lendo um absurdo ou dois. Enjoy!


nível 1 - é a nossa realidade, se você toma uma facada provavelmente já está fora de combate, uma queda na cozinha de casa pode te matar e grandes proezas só são possíveis com muitos anos de treinamento intenso ou uma sorte absurda (uma possibilidade em milhões). Seres sobrenaturais caso existam estão muito acima da condição humana e só podem ser confrontados com meios específicos. Nos RPGs temos jogos como Terra Devastada e Shotgun Diaries que estão nesse nível. Séries de TV de um modo geral também se encaixam aqui (recomendo CSI e Força Tarefa da rede globo para quem gosta de histórias policiais), e até certo ponto alguns games, como os primeiros capítulos de séries como "Resident Evil" e "Prince of Persia" onde morrer era extremamente fácil.

nível 2 - é a realidade da maioria dos universos fantásticos criados no ocidente. Aqui as leis da ciencia se aplicam quase de maneira normal, com a principal diferença de que coisas que te matariam podem te dar super poderes ou te transformar em um monstro. De um modo geral existem três níveis de poder dentro desta realidade; criaturas comuns, criaturas extraordinárias e criaturas superiores. Criaturas comuns são pessoas e animais sem nenhum tipo de poder ou habilidade especial, eu você e o meu cachorro por exemplo, na prática as coisas com pessoas comuns acontecem como no nível de realidade 1. Já criaturas extraordinárias são aquelas que devido a prática ou dom natural desenvolveram habilidades bem acima da média, heróis de fantasia medieval são os melhores exemplos, personagens como Gandalf, Aragorn, Batman, Lex Luthor e Coringa estão entre os melhores representantes; embora ainda sejam humanos eles são capazes de grandes feitos e resistir bem mais do que uma pessoa normal. Já as criaturas superiores são o que podemos chamar de superseres, heróis e vilões capazes de derrotar batalhões inteiros sozinhos. O que parece mais fantástico neste tipo de personagem é que podem fazer coisas que normalmente não poderiam. Como diz um amigo meu "os super-heróis tornam o impossível possível". Recomendo uma série bem legal chamada Lost Girl (saibam mais aqui).

nível 3 - aqui é onde vivem os heróis japoneses, basicamente qualquer praticante de artes marciais com um pouco de talento pode correr pelas paredes, criar clones de si mesmo e lançar rajadas de energia em sabores sortidos. Os protagonistas das histórias geralmente só precisam se preocupar quando um devorador de mundos aparece querendo nosso tão precioso planeta (o que eles tem com a terra afinal?) ou em pagar o aluguel (vai entender a cabeça dos japoneses). Outra característica desse nível de realidade é a ausência de resistencia do ar e a gravidade alterada, explico, você pode saltar em qualquer direção (até para trás) e muito alto com facilidade e mudar a direção no meio do pulo, estão ai os games que não me deixam mentir. 3D&T é o nosso representante máximo no Brasil deste nível de realidade, o gringo BESM também se apoia nessa temática. Em outras mídias o clássico Dragon Ball é o arquétipo máximo, de seus personagens ultra-mega-gica-power-fucking-ultimate poderosos aos golpes que destroem o planeta nos games. Menção honrosa ao game Devil May Cry 3 e posteriores, se você não conhece Dante não sabe o significado de ser um fanfarrão.

3 comentários:

  1. Nada a ver.

    A "Realidade" não tem nada a ver com o "nível" de poder de uma trama. O que morre de orcs em senhor dos aneis não torna o universo menos real ou menos crível.

    E no mundo real muita gente sobrevive a coisas matariam outros e o contrario tambem é valido. Um conhecido meu morreu de cair de uma calçada. A ficção não mostra isso por que, no geral, é ridículo mostrar um progonista morrer de cancer no fígado.

    E a diferença das histórias Ocidentais para as Orientais está no foco do protagonista e não em seu poder. Death Note ou Karekano não tem nenhum lutador marcial que escala paredes correndo na vertical, apesr de ambos terem em seu personagens, pessoas muito alem da média humana.

    O que muda o foco é que os Ocidentias tem um protagonista que, no geral, é muito superior aos outros, ao passo que os Orientais tratam todos igualmente, assim se um consegue destruir uma lua com uma mão é bem possivel que outros consigam tambem.

    Mas valeu a tentativa. Pena ter usado Scott Pilgrim como referencia. Uma história onde se pode matar alguem com um soco, com outro fazer um rombo na lua e não se consegue um emprego.

    ResponderExcluir
  2. Bom, obrigado por comentar Serial 101. Isso é só uma visão generalista de alguns universos de ficção que existem por ai. Qualquer pessoa com bom senso sabe que alguém pode morrer de uma maneira tosca ou não. E como já disse é uma visão generalista, existem mangás/animes bem realistas, assim como existem produções ocidentais com histórias totalmente disparatadas. E Scott Pilgrim está ali só para servir de imagem do post.

    ResponderExcluir
  3. Excelente post. Posso dizer que meu nível de realidade preferido varia entre o 2 e o 3, quase um 2,5 (ou seja, monges em mundos de fantasia).^^

    @Serial 101: existe diferença entre realidade, realismo e verossimilhança.

    Realidade é o universo em si. Esta realidade, aquela realidade. Este universo, aquele universo. Cada realidade é regida por suas próprias leis físicas e naturais.

    Realismo é o comparativo com a nossa própria realidade. Humanos têm dois braços e duas pernas. Uma raça humanóide com 4 braços é perfeitamente aceitável e verossímil dentro de sua própria realidade, mas não seria "realista" simplesmente defini-la como "a raça humana", pois isso conflita com nosso conceito de "humano".

    Verossimilhança é o quão "crível" essa realidade pode ser, dentro de suas próprias leis físicas. Um dragão vermelho, que vive num vulcão e cospe fogo é verossímil, mas um dragão vermelho que vive num vulcão e cospe gelo, não.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...