quinta-feira, 11 de agosto de 2011

XP por treinamento e estudo


XP. Você a ganha saindo pelo mundo e se aventurando. Treinamento só te leva até o nível um. Certo? Acho que o buraco é mais embaixo.

Uma idéia aleatória que tive (como quase todas) para um post na verdade é um encucação meio antiga que tinha com o d20 system. Lembro de um trecho de um dos livros básicos do D&D 3.5 que dizia algo assim "treinamento serve apenas para evoluir até o nível um, um oficial pode passar anos treinando em uma academia militar que continurá sendo um guerreiro de 1º nível, enquanto um guerreiro aventureiro pode chegar ao 3º ou 4º nível em alguns meses."

Não me lembro se a passagem era assim mesmo, mas o sentido era esse (por favor se alguém souber qual é o trecho al qual me refiro diga nos comentários). Ou seja isso quer dizer que obrigatoriamente o chefe da guarda da cidade (guerreiro 5) era aventureiro na juventude e que o grande mago do reino (mago 16/arquimago 2) precisou ficar se enfiando em masmorras e outros lugares estranhos trucidando monstros com bolas de fogo e relâmpagos para ganhar "experiência". Se formos parar para pensar é meio estranho não?

Mais e aquela imagem que temos de um mago que passa anos a fio enclausurado em sua torre estudando grimórios e mais grimórios? Em d&d 3.5 pelo menos isso é apenas ilusão. Então imaginei uma resolução simples para isso, pegue o número do seu nível atual e multiplique por 2 ou 3, este será o número de anos que o personagem precisa treinar para subir para o próximo nível. Assim multiplicando por 2 o chefe da guarda teria cerca de 30 anos de treinamento (na verdade é provavel que tenha menos pois combater bandidos também concede XP). Bem, acho que já entenderam o conceito então vou ficando por aqui; não se esqueçam de comentar, hehe.

2 comentários:

  1. Hiago, achei muito interessante, entendi perfeitamente sobre esse caso, mas a minha pergunta é, devido a esses tipos de treinamentos, meditações e estudos, quanto de XP os Pj's iriam ganhar para tais ações?

    ResponderExcluir
  2. Salve Ruta! Então, como eu normalmente escrevo material genérico as quantidades exatas dependem do bom senso do mestre. Você que tem que avaliar o que é mais interessante para o grupo e para a campanha.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...