quinta-feira, 14 de julho de 2011

Por que raios todo mundo odeia os orcs?

Orcs. Bestas humanóides sanguinárias e selvagens. Filhos da fúria. Algumas das criaturas mais odiosas (e odiadas) em todos os mundos e reinos onde existem. Mas me digam meus caros manolos, vocês já pararam para pensar qual a razão de quase todos odiarem os orcs?


Isso dito vamos lá analisar essas inofensivas e tão queridas criaturinhas *sarcasmo detectado*. Até onde eu sei em quase todos os sistemas orcs recebem uma penalidade em inteligência/raciocínio/mental ou qualquer atributo/perícia parecida. Isso combina com o estereótipo deles serem mais primitivos que outras raças mais "civilizadas" como os humanos e anões. Muitas vezes eles também apresentam uma forte aversão a luz, e por causa disso costumam viver em regiões montanhosas/subterrâneas ou de floresta muito densa. Fato que em certos cenários há histórico de enormes guerras dos orcs com elfos e anões por conta desse "compartilhamento" de terreno.

Aí está uma característica bastante pronunciada dos orcs, eles são predadores. Diferente dos anões que são orgulhosos de terem desenvolvido uma civilização muito avançada no meio do terreno hostil do subterrâneo os orcs não estão nem ligando. Falta comida para a tribo? Ataca uma vila humana. Faltam armas? Entrega as que ainda restam para os mais fortes, dá clavas e porretes para os outros orcs e ataca um posto avançado anão. Orcs não costumam pedir, quase nunca fazem acordos, eles olham o que querem, vão e tomam na força bruta (e adoram quando tentam resistir).

Acredito que a sociedade orc deva ser um pouco parecida com a dos vikings, comunidades independentes chefiadas por um pequeno conselho de líderes guerreiros com apoio do sacerdote local (geralmente servo de alguma divindade da guerra, matança, tirania ou coisa semelhante). Os homens se dedicam quase exclusivamente a guerra (e bebida) enquanto as mulheres fazem todo o resto do trabalho. As crianças são tratadas como mini-adultos, tendo papéis bastante parecidos com o de seus pais, garotos orcs começariam a ser "treinados" lá pelos cinco anos de idade. E quando digo treinado quero dizer ser surrado por um adulto até aprender a manejar direito uma arma. Eles chegam em bando, matam e saqueiam o quanto podem e vão embora curtir o fruto do trabalho deixando um rastro de destruição para trás (e um sobrevivente, providenciando um dos backgrounds mais batidos do RPG).

Sim, eu sou caótico e maligno. Vai encarar?
Outra coisa, orcs são feios. Vamos por aprtes como diria Jack o estripador. A cor padrão para humanos, elfos, anões e haflings em cenários de fantasia é caucasiana (leia-se branca); isso tem a ver com o fato do RPG ter suas raízes na cultura européia de maioria branca mas não é esse o mérito da questão. Com sua coloração verde/cinzenta/marrom (depende do cenário, depende do ilustrador) um orc já foge bastante a esse padrão de beleza. Se formos ainda considerar outros fatores a coisa só piora, eles normalmente tem os caninos inferiores salientes, testas proeminentes e olhos avermelhados; isso para não falar nas cicatrizes de batalha e nos dentes estragados devido a falta de higiene. Não sei vocês mas eu poderia perfeitamente me sentir atraído fisicamente por uma anã (desde que ela não tivesse barba), mas dificilmente sentiria a mesma coisa por uma mulher orc.

Então parece que chegamos a uma resposta para o enigma. Orcs são feios, orcs são maus, orcs merecem morrer. Certo? Desculpe frustrar suas expectativas manolo mas para mim o buraco é mais embaixo. Na minha cabeça o verdadeiro motivo das raças "civilizadas" (leia-se humano, anão, elfo e afins) e principalmente os humanos odiarem tanto os orcs é a reflexão. Pode parecer estranho mas pense comigo, de certa forma os orcs são humanos as avessas, eles são brutais, eles se guiam pela lei do mais forte, eles tendem a adotar divindades parecidas com as humanas mas de tendência/alinhamento oposto. Humanos que sabem que tipo de coisas os orcs fazem, ou que já os viram (ou as duas coisas) sentem um profundo desconforto, porque sabem inconscientemente que dentro de si mesmos existem um monstros como aquele, apenas esperando uma brecha para sair. E vocês sabem o que humanos fazem com aquilo que lhes causa medo? Sabem o que fazem com aqueles que são diferentes e perturbam seu modo de viver? Humanos tiram do caminho, humanos matam, humanos destroem.

No próximo episódio: Porque raios os haflings são ladrões e todo mundo gosta deles?

4 comentários:

  1. Bem legal isso, ainda mais lembrando de um livro lançado a alguns anos, algo bem recente, que o personagem principal é um orc se não me engano.

    quando vou jogar rpg warcraft gosto de jogar com um orc, a visão deles ali é diferente.

    obs.: hehehee os halflings são fodas hehehe

    ResponderExcluir
  2. achoq depende do mundo e sistema q vc joga, mas basicamente:

    -orcs sao "parasitas": eles nao costumam plantar, cultivar, etc. vao ate os povoados, pega o q querem e descem porrada

    -eles vivem pela lei do mais forte, ou seja, violencia. isso torna outras atividades como comercio meio impraticaveis

    -eles geralmente, de acordo com o mundo, sao versoes corrompidas de outros seres.

    ResponderExcluir
  3. Valeu mesmo pelos comentários gente. Apesar de o blog estar indo em ritmo de formiguinha valeu mesmo. É acho que os orcs são bem por aí mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Oras, todo mundo odeia eles por um motivo basico: Convenção.
    Olhe a nossa sociedade... Desprezamos e Não gostamos do "feio"...o mesmo funciona com os Orcs. Tudo isso pode ser na fantasia, mas funciona da mesma forma...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...