terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A jornada do herói e o seu passado

Oi novamente meus caros manolos! Dia desses estava eu pensando sobre como aventureiros são pessoas desgraçadas, quase todos tiveram alguma grande tragédia em sue passado que o fez pegar suas coisas e rumar para uma vida de perigo e aventura. Mas não precisa necessariamente ser assim.

É claro que a jornada do herói é um modelo para boa parte dos personagens jogadores que vemos pelas mesas afora, tanto é que o garoto que sobrevive ao massacre da vila e jura vingança é o background mais usado e abusado desde sempre. Não é um modelo ruim, é clichê sim, mas ser clichê não significa necessariamente ser ruim, afinal, se algo sobreviveu tanto tempo é porque deve ser interessante e atrativo de alguma forma.

Mas pensem comigo, todo personagem realmente precisa ter um passado cheio de desgraças para embarcar em uma vida de aventureiro? A resposta me vem claramente a cabeça, é um sonoro NÃO. As pessoas fazem as coisas pelos mais diversos motivos, mesmo que as vezes não faça muito sentido para aqueles a sua volta, já vi gente fugindo de casa por discussões aparentemente banais. O desejo de se afastar da família é uma motivação interessante, afinal, nem todos tem pais amorosos e compreensivos. Uma vez solto no mundo o sujeito tem que se virar da maneira que pode, e pode acabar desenvolvendo habilidades ladinas, ficar bom de briga ou mesmo descobrir poderes mágicos.

Outra motivação que eu considero interessante é ambição. segundo a wikipédia ambição é:
1-desejo forte de fortuna, de glória, de honrarias, de poder ou de outra coisa qualquer dependendo do contexto
2-expectativa em relação ao futuro
3-cobiça, cupidez, aspiração, determinação
4-vontade, talante

Como podem ver a ambição não é o mesmo que cobiça, embora muitas vezes as duas sejam confundidas. Agora imagine que um aventureiro pode muito bem ter entrado nesta empreitada por ambição, seja de riqueza, glória, conhecimento ou qualquer outra coisa. Não são poucos os exemplos que temos de pessoas que perseguem a fama a qualquer custo. Em um mundo medieval fantástico que maneira melhor de conseguir reconhecimento do que realizando atos dignos de serem contados pelos bardos? Ou quem sabe aquele mago deseje tornar-se poderoso o bastante para transcender os mortais, ou talvez o guerreiro almeje tornar-se rei um dia. Se o propósito do personagem é lógico eu não vejo problema nenhum em ele buscar poder por exemplo.

O que eu quero dizer é, o personagem pode ter tido uma vida legal antes de se tornar aventureiro, ele pode ter pouco ou nenhum trauma para aterrorizar sua mente, isso não é um problema. Afinal, nem todas as pessoas são amarguradas, a maioria delas está apenas tentando sobreviver do melhor jeito possível. Claro, você pode riscar/inverter/jogar fora o que eu escrevi, se for mais divertido para você e seu grupo ótimo jogar sempre com personagens com grandes dramas no seu passado ótimo, se não está ótimo também. Afinal, RPG é para ser divertido, se você não está se divertindo está jogando errado. E essa é a única regra que vale independente de todas as outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...