terça-feira, 11 de outubro de 2011

Balançando os esteriótipos: paladinos


Paladinos. Guerreiros sagrados ungidos com poderes divinos para destruir as trevas; campeões escolhidos pelas próprias divindades para proteger o mundo das hordas nefastas que o ameaçam, e também uma das classes mais estereotipada e menosprezada da história do RPG. Bem manolos, vamos mudar isso.


"O mal não irá prevalecer enquanto houver vida em meu corpo!"

O herói: O que é heroísmo? O que é ser herói? Segundo estas pessoas é estar sempre pronto a fazer qualquer sacrifício necessário para proteger os inocentes e punir os malfeitores. Desde os pequenos atos como se desfazer de seu manto para diminuir o frio de um doente e comprar comida para uma família pobre. Até aqueles considerados grandes feitos como sacrificar seu sangue, suor e até mesmo a própria vida no campo de batalha, em alguma ruína obscura ou em outra dimensão para impedir que um mal maior caia por sobre o mundo. Segundo aqueles que seguem este caminho, ser herói é estar sempre pronto para fazer tudo que for necessário, até mesmo violar as leis dos homens, ou dos deuses.


"Que os deuses tenham piedade de sua alma, pois eu não terei."

O juiz: Seria perfeito se todos os criminosos e criaturas nefastas pudessem ser capturados e julgados sofrendo um castigo justo por suas transgressões. Mas não é assim que o mundo funciona, pelo menos não na visão de um juiz. Para ele algumas criaturas estão além de qualquer redenção e devem ser simplesmente eliminadas da existência o mais rapidamente possível. O juiz é intolerante com qualquer tipo de ato criminoso, e pune severamente qualquer um que faça tais coisas, e em muitos casos a sentença é a pena capital.

"Em nome da igreja de Harlash, renda-se ou morra!"

O cruzado: Nem sempre um paladino é um defensor irrestrito da justiça. As vezes e em certos mundos um cavaleiro pode estar a serviço de uma religião ou divindade que lhe concede poderes e autoridade em troca de servidão, de forma bastante parecida com um sacerdote. No entanto isso começa a ficar assustador quando vemos que as instituições que estes cavaleiros servem não são necessariamente benignas. Um cruzado geralmente é uma espécie de agente especial que goza de muita liberdade e só precisa dar satisfações a membros de alto posto dentro do culto, e as vezes somente ao líder da organização.

PS: Antes que eu me esqueça, COMENTEM!!! Isso gera XP que eu vou usar para melhorar minha técnica e conteúdo, além de graduações em conhecimento (RPG e cultura nerd).

3 comentários:

  1. hehehehe, o xp ta aqui meu caro. hehehehe

    Paladinos são classes de deficil interpretação pra mim, exige muito de mim, e não gosto de interpretar de forma meia boca, por isso quase nuca jogo com paladino. Alem de muitas vezes se o grupo não for em sua totalidade bom, gera muito atrito.

    mas é uma grande classe.

    ResponderExcluir
  2. De fato Leonam. Mas as vezes são as dificuldades que nos impulsionam.

    ResponderExcluir
  3. Uma coisa que pega pra mim é a ideia de que o Paladino tem que ter sua conduta afinada com os dogmas de sua divindade, sem direito a interpretação pessoal. Eu vejo a classe com um pau mandado divino, burro por essência e com a mesma visão de um cavalo com um cabresto: está cheio de coisas para ver em volta, mas ele é estupidamente cego para elas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...