quinta-feira, 7 de julho de 2011

Por que raios os elfos vivem no mato?

Elfos. Mestres da arquearia e das artes místicas. Conhecedores de segredos ancestrais. Envoltos em uma aura de mistério os elfos fascinam e confundem. Mas você já pararam para pensar porque cargas d`água eles moram enfiados no meio da floresta?


Quando comecei a jogar RPG em cenários medievais algo me chamou a atenção, ora os livros apresentavam os elfos como místicos misteriosos, sábios não muitos dispostos a partilhar seu conhecimento com "inferiores" ora como criaturas amantes da natureza e grandes arqueiros (até hoje não entendo como uma criatura consegue fabricar ou usar uma roupa de folhas). Agora me digam meus caros manolos; tem explicação?

Quero deixar claro logo de cara que as idéias que vou apresentar nos próximos parágrafos são o modo como eu vejo os elfos. Não tenho a pretensão de dizer que minhas idéias são definitivas, esse é seu jogo, você e seus amigos devem jogar do jeito que for mais divertido para vocês então se na sua mesa os elfos são brincalhões, maus, loucos ou qualquer outra coisa, ótimo! Façam do jeito que ficar mais interessante para o grupo.

Bem, isso dito vamos colocar a mão na massa. Em quase todos os sistemas elfos recebem bônus de inteligencia/raciocínio/mental ou qualquer coisa equivalente. Isso quer dizer que suas mentes mentes são naturalmente mais aguçadas e capacitadas que as humanas por exemplo. Temos então um ponto chave para destrinchar esse problema todo.

Aposto que todo mundo já ouviu falar alguma coisa sobre ecologia, sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, preservação do meio ambiente, uso racional dos recursos naturais e coisas do gênero. Acompanhem minha linha de pensamento, elfos tem mentes mais desenvolvidas portanto tem mais "consciência" mais "percepção" do mundo ao seu redor; eles vêem e entendem mais facilmente como as coisas se relacionam, e também as vantagens de morar em uma aldeia na floresta em vez de uma cidade como as humanas.

Elfo mago. Quase um paradoxo.
Então alguém pergunta. E que vantagens são essas? Lá vai uma pequena lista: ar puro, muita comida disponível, é um lugar de difícil de ser atacado (e achado!), cidades medievais não tem sistema de esgoto...
E aquela que eu acho a principal razão dos elfos viverem como vivem: o isolamento.

Veja, chega a ser natural para um elfo um pensamento do tipo "Sou mais hábil, sou mais inteligente, o que vou querer com criaturas inferiores? Faz muito mas sentido viver entre aqueles que estão no meu nível." Isso torna os elfos arrogantes e elitistas? Sim torna, acho que é justamente por isso que ultimamente em várias obras de ficção vemos os elfos sendo expulsos de suas terras por criaturas que eles consideravam inferiores.

Certa vez ouvi que "tecnologia avançada o suficiente não pode ser diferenciada de magia". No caso dos elfos por suas ações serem imcompreensiveis a outras raças (tente explicar a um orc o que é desenvolvimento sustentável, muitos humanos também não entendem) eles acabaram criando uma aura de mistério em torno de si mesmos, coisa que a maioria faz questão de manter. E acredito que os elfos mantém essa falsa ideia de superioridade como meio de preservação da raça, afinal as pessoas temem o que não entendem.

Elfo ranger. Tem mais lógica.
Resumo da ópera. Elfos vivem no mato porque é mais saudável para eles (quando você tem um redutor de constituição é melhor mesmo morar no alto das árvores). Elfos tem intelecto superior por isso dominam facilmente as artes mágicas (isso e o fato de viverem algumas centenas de anos). Elfos são arrogantes com relação ao próprio intelecto (mas não costumam demonstrar isso, afinal uma machadada na cabeça ainda mata, especialmente se for dada por um orc). Então manolos, qual a sensação de perceber que os adorados (e odiados!) elfos não são aquela coca-cola toda do mistério? Qual a sensação de ver que eles são tão falíveis como qualquer humano? Ou orc, hafling, anão, centauro, gnomo...

PS: alguém joga de gnomo?

No próximo episódio: porque raios os anões se importam tanto com a barba?

7 comentários:

  1. Hiago, olha só.
    Vc começa por uma linha interessante, mas desanda quando busca justificativas do nosso próprio mundo para a opção de estilo de vida élfico.

    "Sustentabilidade" é uma palavra nova e má empregada na mídia em geral.
    Ela existe no nosso mundo pós-industrial e só, e por questões econômicas.

    quer dizer, que não faz sentido algum as afirmações q vc faz em comparação das cidades em árvores do que dos humanos.

    nem vou citar a questão da segurança, no dia q uma casa na árvore for mais segura que uma muralha, teremos algo errado.

    bem, é isso.
    tente manter um parâmetro nos argumentos, no ponto de vista DENTRO do cenário.
    já se perguntou o porque de existirem cidades humanas muradas? ;-)

    ResponderExcluir
  2. Salve Léo. Primeiro valeu por comentar, agora vamos lá. Se os elfos possuem um intelecto realmente superior eu acho natural que eles desenvolvam conceitos que estão muito a frente de sua época. Então eles podem muito bem ter desenvolvido o conceito de usar os recursos naturais de forma controlada para que eles não venham a se tornar escassos.

    Com relação a segurança das habitações dos elfos a questão é que você não pode atacar aquilo que não pode achar, e achar um vila camuflada nas árvores de uma grande floresta é bem difícil, sem falar em todas as criaturas que vivem na floresta e que são potencialmente hostis a invasores, se formos para para pensar um exército poderia ter várias baixas antes mesmo de achar os elfos, devido a monstros, soldados se perdendo e também doenças.

    Bom, o planeta que chamamos de terra é o único mundo no qual realmente já estive, então considero natural usá-lo como parâmetro para comparação com lugares imaginários.

    Bom, e também tem o fato que os elfos não são humanos, então coisas que para nós parecem ilógicas, poderiam fazer todo o sentido para um elfo.

    Espero ter esclarecido o meu ponto de vista. E é o meu ponto de vista, como elfos são criaturas imaginárias, não dá para ter um veredito definitivo sobre eles. Não temos nem mesmo um veredito definitivo sobre nós humanos.

    ResponderExcluir
  3. uma casa da arvora no meio de uma floresta quase inacessível é bem segura, ainda mais se tiver aranhas gigantes por perto.

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo Azured.

    Interessante o post =).

    Mas prefiro acreditar que os elfos vivem na floresta pelo mesmo motivo doa anões viverem no subterrâneo e os Halflings em buracos nas colinas. Um traço cultural apenas. Acho que até no livro do jogador do 3.5 fala sobre isso, que as raças não humanas não tem muito interesse na evolução de sua própria cultura, são felizes do jeito que são e ponto. Acho que era mais ou menos isso que dizia.

    Agora se levarmos em conta a lenda original (se é que ela existe) sobre os elfos, me parece que eles eram seres extremamente ligados com a fauna e flora, me parece até que eram realmente elementais ou divindades menores da natureza...


    KKKKKKK... Por quê o interesse em gnomos?

    ResponderExcluir
  5. bem, esses elfos assim seria influencia de tolkien? quem sabe hehehee

    na verdade muito disso ja esta diminuindo.

    vemos em warcraft, nos reinos de ferro e em outros cenarios que vao surgindo.

    as coisas vão mudando de acordo com os gostos.

    no cenario de forgottem se não me engano tem grandes cidades, enormes torres de alvenaria mesmo, grandes muralhas.

    isso depende de elfo para elfo tambem, como depende de anão para anão, e humano para humano.

    hehehe eu gosto de jogar com gnomo, ainda mais se for um ladino/arcano(ilusionista)

    ResponderExcluir
  6. Salve pessoal, agradeço muito os comentários. Nessa série de posts sobre aspectos curiosos das raças de RPG medievais fantasticos eu meio que tento achar explicações lógicas para certas coisas, o meu ponto de vista pode ser meio incomum, mas eu tenho certeza que pode acresentar alguma coisa as mesas da galera por aí.

    Com relação aos gnomos, bem, é que eu nunca joguei/mestrei em uma mesa com PJs gnomos. Aliás acho que nunca estive em uma mesa onde tivesse qualquer gnomo. rsrs.

    ResponderExcluir
  7. Muito bem, Hiago.
    o ponto tb é esse, elfos não são humanos, sua interpretação dele que por serem mais inteligentes estão a nossa frente e tomariam decisões que o "ser-humano" toma hoje é estranha.

    elfos não são o futuro do ser-humano por serem mais inteligentes.
    quer um paralelo entre elfos e nosso próprio mundo? busque por comunidades indígenas, não o humano contemporâneo, pós industrial.

    a relação nossa com o meio ambiente é diferente dos indígenas, acho q pode ser um bom começo.

    no mais, "casas escondidas em árvores" é uma visão particular.
    a descrição de cidades elficas em RPG ou literatura não fala muito disso.
    de toda forma, incêndios costumam ser eficientes para acabar com o que se vê e o não se vê. =)
    []'s

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...