Saudações caros manolos. Estou aqui de novo outra vez para dar uma força em suas sessões de RPG e ajudar com ideias pouco convencionais. Hoje vamos falar sobre Animatrix e como esta primorosa obra pode render cenários interessantes para ambientar suas campanhas e aventuras.
Bom, primeiro para aqueles que ainda não tiveram contato com o tema deste post aqui vai um resumo do que se trata:
"Numa iniciativa inédita, Larry & Andy Wachowski, os criadores da trilogiaMatrix, produziram uma série de animação para ampliar os conceitos criados para seus filmes. O resultado é Animatrix, nove curtas-metragens nos quais consagrados mestres dos animês emprestam seus talentos à franquia, que mostra a luta dos últimos humanos livres contra a opressão das máquinas conscientes.
Os episódios de Animatrix explicam pontos obscuros dos filme, revelam a origem de personagens e fazem ligações entre os longas e o videogame Enter the matrix. Quatro deles estão disponíveis no site oficial da franquia, outro foi exibido antes de O apanhador de sonhos e o restante pode ser conferido no DVD que reúne os nove capítulos. Nenhum tem como objetivo ser indispensável para o entendimento dos filmes, mas quem conferir todos os produtos terá uma visão muito mais completa e emocionante sobre o mundo de Matrix no cinema."
O segundo renascer - Partes 1 e 2
Roteiro: Irmãos Wachowski / Direção: Mahiro Maeda
Roteiro: Irmãos Wachowski / Direção: Mahiro Maeda
Através de uma visita aos arquivos de Zion, a última cidade da humanidade, o épico The second renaissance revela alguns segredos sobre as origens do conflito entre os homens e as máquinas. O curta, que foi dividido em duas partes, mostra a decadência das últimas cidades humanas, a vaidade dos homens levando à criação de máquinas à sua imagem e semelhança, o início da revolta dos robôs e deve revela como teve início a "câmara de sonhos", a Matrix, utilizada pelos robôs para manter pessoas em estado onírico, enquanto seus corpos são convertidos em fontes de energia. Lembre-se que, no universo criado pelos irmãos Wachovski, "humanos não nascem mais... são cultivados" - Morpheus (Lawrence Fishburne), no filme de 1999.
A "segunda renascença" do título do filme faz referência ao período do Renascimento, caracterizado na história da Europa Ocidental pelo enorme interesse no desenvolvimento da cultura e das artes. O movimento teve como berço a Itália e começou no século XV. Ironicamente, a nova renascença proposta pelo primeiro episódio de Animatrix não diz respeito à cultura humana, e sim, anuncia a formação de um estado robótico, chamado de 01 - mais uma referência ao código binário, utilizado exaustivamente em Matrix. A animação também sugere um interessante paralelo entre o povo robô e os judeus. Ambos sofreram um holocausto de dimensões descomunais e estabeleceram sua capital no berço das maiores religiões do planeta, o Oriente Médio.
Quanto aos aspectos técnicos de The second renaissance, há muito pouco a ser comentado. A animação é perfeita, a construção de cenários surpreendente, a trilha sonora lembra bastante a de Matrix e a temática é bastante forte, com cenas extremamente violentas. As cenas de combates estão entre as graficamente mais impressionantes já criadas em desenho animado, produzidas de forma a dar a impressão que foram gravadas de dentro do campo de batalha. Aliadas ao roteiro primaz dos Wachowskis, deixam a certeza de que a influência de Matrix continuará a ser sentida em todos os segmentos da indústria do entretenimento por décadas.Na sua mesa: Acredito que o período mais interessante para ambientar uma campanha aqui seja durante a guerra com as máquinas, quando a humanidade ainda tinha esperanças de vencer e ninguém imaginava que a Matrix viria a existir. "3:16 carnificina entre as estrelas" cai como um luva para este tipo de jogo, basta trocar os aliens por máquinas.
O vôo final de Osiris
Roteiro: Irmãos Wachowski / Direção: Andy Jones
O vôo final de Osiris, escrito pelos Irmãos Wachowski e dirigido por Andy Jones(diretor de animação de Final fantasy), é considerado pelos produtores o episódio 1.5 da trilogia. Cronologicamente, o curta começa depois de Matrix e tem importância fundamental em Matrix reloaded. Nele, um hovercraft (nave idêntica à pilotada por Morpheus nos filmes) chamado Osiris faz uma estarrecedora descoberta. Milhares de sentinelas estão defendendo uma gigantesca máquina na superfície do planeta. Seu intuito é abrir um túnel até Zion, o último refúgio dos humanos livres, localizado quilômetros debaixo da terra. Desesperada, a tripulação da nave precisa avisar os cidadãos da cidade sobre a ameaça, para que algo seja feito. Contudo, terão que enfrentar um verdadeiro exército de sentinelas, a fim de que Jue, uma guerreira de Zion, possa entrar na Matrix e deixar uma fita com o alerta para que outra equipe possa resgatá-la.
O curta é um verdadeiro colírio. A Square USA, Inc, também responsável por Final Fantasy, melhorou ainda mais os gráficos hiper-realistas das personagens que, em certos momentos, passariam por humanos com tranqüilidade. A seqüência de abertura do filme também é impressionante e - pasme - sensualíssima. Os visuais externos estão simplesmente irretocáveis, idênticos aos do filme original. A trilha sonora também tem diversos elementos de Matrix e ajuda para tornar O vôo final de Osiris uma continuação à altura da saga.
Os eventos desencadeados na animação, além de influenciarem o segundo filme, também dão o tom de uma das missões de Enter the Matrix, o jogo da franquia que, por sua vez, também tem estreita relação com os filmes. Enfim, os irmãos Wachowski estão decididamente fazendo história, numa saga contada em diversas mídias.Na sua mesa: Aqui temos um exemplo do que seriam aventuras mais clássicas dentro do universo de matrix. Os personagens neste caso são membros das forças rebeldes humanas. Eles tem o dever de coletar o máximo de informação possível sobre os planos das máquinas e eventualmente também precisam fazer incursões dentro da Matrix, seja para missões de sabotagem seja para resgatar pessoas para se juntarem a causa. Eles podem até mesmo estar em Zion no momento em que as máquinas finalmente conseguem invadir a cidade.
Uma história de detetive
Roteiro e direção: Shinichiro Watanabe
Escrito e dirigido por Shinichiro Watanabe (Cowboy Bebop), o curta mostra Ash, um investigador linha-dura contratado por um telefonema misterioso para procurar a hacker conhecida como Trinity (voz da própria Carrie-Anne Moss).
Bastante diferente dos demais episódios da série, Uma história de detetive revela o mundo futurista de Matrix sob a ótica dos filmes noir, aquele dos climas tensos, em preto-e-branco, das mulheres fatais, dos senhores de smoking, dos fumantes inveterados, das mortes misteriosas e das longas investigações. A escolha se encaixa plenamente na história, já que, assim como em Matrix, em um filme noir, nada é o que parece ser.Roteiro e direção: Shinichiro Watanabe
Escrito e dirigido por Shinichiro Watanabe (Cowboy Bebop), o curta mostra Ash, um investigador linha-dura contratado por um telefonema misterioso para procurar a hacker conhecida como Trinity (voz da própria Carrie-Anne Moss).
Na sua mesa: Um ótimo cenário para investigações mais sérias e aventuras pulp. Uma possibilidade muito interessante é os personagens estarem trabalhando para as máquinas sem saber, perseguindo e eliminando os rebeldes humanos, no entanto o que acontece quando eles deixarem de ser úteis para as máquinas?
Bom manolos, não percam a parte 2 dessa matéria que sai logo logo. Enquanto isso comentem aí o que pensam, eu deveria fazer mais adaptações dese tipo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário